Um dos meus objetivos com a página no Facebook e com o blog, é poder contribuir para uma psicologia mais acessível, para que todo mundo possa ter mais conhecimento sobre saúde mental.
Porque isso é importante?
Porque, nesse momento, muita gente pode estar em sofrimento psicológico sem saber que isso tem tratamento. Muitos familiares podem estar vendo um ente querido ter comportamentos prejudiciais a si mesmo e aos outros sem reconhecer que isso pode ser configurado como um transtorno psicológico. E o mais importante:
Que transtorno mental tem tratamento!
Estamos em 2017 e ainda se vê muito preconceito em relação a transtornos mentais. Quem tem um transtorno é julgado como preguiçoso, sem vontade para mudar, chato, inconveniente e etc.
Há muito preconceito e julgamento envolvido.
Então, a primeira coisa é: todo mundo precisa saber sobre saúde mental! O conhecimento é imprescindível para quem foi diagnosticado, mas não ter um diagnóstico não exime você de ter um conhecimento que pode ajudar a quem está próximo de você. Muitas vezes somente perguntar como a pessoa está ou se há algo que você possa fazer já é de extrema utilidade. E se você está em sofrimento psicológico, é muito importante poder identificar que isso é um transtorno, não uma falha sua e não se julgar por isso. Só assim você poderá ter coragem para buscar ajuda profissional.
Busque ajuda!
Se você está percebendo que não está bem, que está apresentando sintomas que interferem na sua vida amorosa, profissional e no relacionamento com amigos ou colegas, ou que tem feito com que você não se sinta bem com você mesmo, busque ajuda!
Você pode conversar com alguém que você saiba que não vai te julgar e que possa te ajudar.
Estabeleça pequenas metas diárias, tente melhorar um pouco por dia. Não tente melhorar tudo de uma vez ou recuperar o tempo perdido, isso só fará você se sentir pressionado e desmotivado. Faça um compromisso com você mesmo de melhorar aos poucos. Não se julgue se algum dia estiver desanimado e não venha a cumprir sua meta, se reorganize para tentar novamente no próximo dia.
Se recompense a cada pequena conquista: dê parabéns para você mesmo, se dê um chocolate, um passeio ou um filme que você quer assistir a um tempo. Reconheça todo o esforço que essa pequena mudança exigiu de você. A recompensa e o reconhecimento serão extremamente importantes para motivar você a continuar tentando melhorar.
Busque ajuda de um profissional qualificado! Preciso enfatizar muito a parte que diz profissional qualificado! Lidar com a vida das pessoas é algo muito sério! Exige muito treinamento, muito conhecimento de como as pessoas funcionam e exige estar trabalhando sob um código de ética bem estabelecido. Também exige aperfeiçoamento constante para oferecer ao paciente o que comprovadamente, através de pesquisas, mais funciona em cada caso.
Dito tudo isso, procure um profissional que você confie, que você se identifique e se sinta bem. Eu sempre comento com os pacientes que procurar um profissional da saúde é como encontrar um amigo ou um namorado, você precisa se identificar. Faça uma sessão inicial para conhecer seu psicólogo ou psiquiatra. Se você não gostar do método de trabalho dele, não tem problema. Nós entendemos bem que nem todo mundo pode se identificar com a gente e não ficamos bravos com isso. Explique para esse profissional que você prefere procurar outro com quem se sinta mais à vontade. E não desanime em procurar outro profissional, você vai conseguir encontrar alguém que se sinta bem e possa ajudar você.
Saúde mental é qualidade de vida! Vai fazer com que você se saia melhor no seu trabalho e com que você se relacione melhor com as pessoas. Cuide de você!
Foto: Jack Moreh