Combatendo padrões comportamentais

Eu já expliquei um pouco sobre as origens dos padrões comportamentais, e como eles nos fazem buscar situações em que nossas necessidades não atendidas na infância continuem não atendidas na vida adulta.

Embora existam vários outros exemplos, além dos que eu citei nas postagens anteriores, eu gostaria de falar sobre como lidar com esses padrões comportamentais e não permitir que eles continuem impedindo suas necessidades psicológicas de serem supridas.

  • Identifique suas necessidades: perceba o que você precisa (proximidade, limites, apoio). O primeiro passo para suprir uma necessidade é identificá-la. Não há mudança sem autoconhecimento. Embora pareça fácil, muitas vezes negamos nossas necessidades não satisfeitas, já que olhar pra elas é dolorido. Então, tente entrar em contato com a parte mais frágil de você mesmo e se pergunte “o que eu realmente preciso?”.
  • Quando a necessidade é identificada, é preciso perceber qual padrão comportamental é responsável por impedir que ela seja suprida. Você pode se distanciar de pessoas, não pedir ajuda, não confiar completamente em ninguém ou ser muito duro consigo mesmo.
  • E aí vem a parte fácil: simplesmente não fazer. Provavelmente você não gostou da resposta não é? Bom, não existe pó mágico em psicologia. Geralmente a mudança vem a partir de muito esforço. Aqui eu posso citar aquela foto que publiquei há um tempo, da palestra da psicóloga Kelly Paim:

“Você consegue estar aberto para conhecer pessoas com características boas, mas que não são fortemente atraentes para você em um primeiro momento?”

E é nessa parte que você deve se perguntar se segue pelo caminho que está acostumado e que é menos desafiador pra você, ou se você quer começar a mudar seus hábitos. E isso não significa mudar completamente sua vida da noite para o dia. Significa mudar aos poucos coisas que podem lhe afastar do que você realmente quer para sua vida.

Em todas as postagens eu vou tentar ajudar um pouco com autoconhecimento e estratégias de mudança que possam facilitar essa busca por novos padrões mais positivos de comportamento.

Referências

Young, J. E., & Klosko, J. S. (1994). Reinventing your life: The breakthrough program to end negative behavior…and feel great again. New York: Plume Book.

*Você pode ler mais sobre esquemas e padrões de comportamento no livro reinventing your life de Jeffrey Youg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, como posso lhe ajudar?