Os padrões comportamentais disfuncionais são estratégias desenvolvidas a partir de necessidades não atendidas durante o desenvolvimento. Esses padrões fazem com que as mesmas necessidades não atendidas pelos cuidadores na infância continuem não sendo atendidas nos relacionamentos adultos.
Uma necessidade psicológica fundamental é a necessidade de vínculo seguro. O vínculo seguro é a conexão estabelecida com outros indivíduos e inclui carinho, atenção e proteção. Além disso, precisa haver uma estabilidade nesse vínculo com os cuidadores, ele não pode ser abalado por acessos de raiva ou exigências de amor condicional. O não fornecimento dessas necessidades pode gerar esquemas disfuncionais e consequentemente padrões comportamentais disfuncionais.
Esses esquemas disfuncionais vão causar uma grande atração às pessoas que também não suprem essas necessidades e que, portanto, vão reforçar esses nossos esquemas. É dessa forma que os esquemas se autoperpetuam. Alguns comportamentos mais comuns dentro dessa necessidade de vínculo podem ser:
- Não expressar suas necessidades emocionais às pessoas próximas: você não expressa para as pessoas próximas o que você precisa ou o que você quer. Muitas vezes você imagina que essas pessoas deveriam imaginar o que você está precisando, como se elas tivessem uma bola de cristal. Em muitas situações isso provoca raiva dessas pessoas e pode se manifestar como cutucadas, ironias ou explosões de raiva.
- Manter relacionamentos muito superficiais: não é a quantidade de relacionamentos que supre nossas necessidades, e sim a qualidade deles. Manter relacionamentos superficiais tende a deixar as pessoas se sentindo carentes e sozinhas. Você pode não se abrir muito com amigos, mesmo que os tenha e os veja com frequência, ou pode não ter muitas relações significativas. Ficar com muitas pessoas pode entrar nessa categoria. Quando você fica com muitas pessoas, mas não se conecta com ninguém.
- Ter apenas um relacionamento significativo e esperar que ele supra todas as suas necessidades: isso geralmente acontece com relacionamentos amorosos. Você espera que sua namorada(o), esposa ou marido, supra todas as suas necessidades. Que saia com você, que te ouça, que te de carinho, atenção e apoio. Mas geralmente, uma pessoa só não consegue suprir tudo que precisamos. Ter ao menos alguns relacionamentos significativos é de extrema importância para o nosso bem estar.
- Escolher errado: às vezes, você vai escolher alguém que não pode ou não quer suprir suas necessidades. Uma pessoa muito fria, muito ausente, com pouco tempo livre. Em relacionamentos amorosos isso inclui alguém que mora longe, que já tenha um relacionamento ou alguém que não queira ter um relacionamento estável enquanto você quer um.
Referências
Young, J. E., & Klosko, J. S. (1994). Reinventing your life: The breakthrough program to end negative behavior…and feel great again. New York: Plume Book
*Você pode ler mais sobre esquemas e padrões de comportamento no livro reinventing your life de Jeffrey Young
Foto: Splitshire