Se eu tiver um ataque de pânico posso enlouquecer?

O texto de hoje é sobre uma dúvida muito comum de quem sofre de ataques de pânico, que é o medo de enlouquecer ou perder completamente o controle durante um ataque.

Para responder isso, primeiro preciso tentar explicar o que significa enlouquecer. A maioria dos pacientes considera enlouquecer o mesmo que perder o contato com a realidade, o que seria começar a ter delírios e alucinações.

Delírios e alucinações são mais comumente encontrados em transtornos do espectro da esquizofrenia.

Segundo o DSM V, as características essenciais que definem esses transtornos são:

Delírios

Alucinações

Pensamento desorganizado

Comportamento motor grosseiramente desorganizado

Sintomas negativos (expressão emocional reduzida, redução de proatividade e de sentimentos de prazer)

Os ataques de pânico apresentam sintomas completamente diferentes dos descritos acima.

Alguns desses sintomas são:

Taquicardia

Tremor

Sudorese

Sensação de falta de ar

Dor no peito

Tontura

*E chamo atenção para os sintomas abaixo

Medo de morrer

Medo de perder o controle e enlouquecer

Portanto, esse medo de perder o controle ou enlouquecer simplesmente é um sintoma comum de ataques de pânico, principalmente quando a pessoa não conhece muito bem o que é um ataque de pânico e como funciona nosso mecanismo de ansiedade (para maiores informações veja as publicações sobre ansiedade e ataque de pânico).

Procurei no DSM as comorbidades mais comuns para o transtorno de pânico, ou seja, os transtornos mais comuns associados com ataques de pânico e a esquizofrenia não está presente nessa lista. E como pode ser visto na descrição dos sintomas acima, os dois transtornos tem manifestações bem diferentes.

Transtorno de pânico e esquizofrenia são transtornos diferentes. O equivalente disso é você ter um corte no braço e um câncer, pode ter os dois ao mesmo tempo? Pode, mas ter um não significa que você terá o outro.

Resumindo, é infinitamente mais comum pessoas com ataques de pânico terem medo de serem esquizofrênicos do que realmente desenvolverem o transtorno. Elas podem vir a desenvolver esquizofrenia? Podem, mas todos que não tem ataques de pânico também. O que é importante ressaltar nesses casos é o sofrimento que esses tipos de pensamentos provocam nos pacientes que os sentem.

Geralmente nesses casos, os pacientes relatam que precisam ter certeza de que não irão desenvolver algo para realmente se sentirem tranquilos, e esse é o problema. Como a maioria das coisas que lidamos, tudo que podemos ter são algumas expectativas baseadas em evidências sobre a realidade em que vivemos, mas nem de longe isso nos dá certeza de algum resultado.

Como em qualquer outro transtorno, psicológico ou não, tudo que podemos fazer é cuidar da nossa saúde mental e física. Podemos cuidar da nossa saúde física com alimentação, exercícios e check-ups regulares. Da nossa saúde mental com atividades prazeirosas, apoio social e terapia, quando julgarmos necessário uma ajuda extra.

Mas devemos ressaltar a extrema importância ter um diagnóstico adequado realizado por um profissional da saúde capacitado para atender o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, como posso lhe ajudar?