Você sabe lidar com suas emoções?

Para saber mais como você lida com as emoções é possível começar pensando como você se sentiu hoje. Que emoções você teve ao longo do dia? Algumas vezes é difícil identificar, em outras sua resposta pode ser: bem, ou mal. Esse é apenas um pequeno exemplo de como temos dificuldade em identificar algo tão cotidiano como o que sentimos.

Nossas dificuldades não param por aí…

Acabamos usando várias estratégias como forma de evitar o que sentimos, podemos nos distrair em excesso; trabalhar em excesso; ficar muito no celular, tv, videogame. O uso de álcool, drogas e comida em excesso são outros exemplos de estratégias de evitação dos sentimentos.

E porque fazemos isso?

Isso depende de como encaramos nossos sentimentos. Muitas vezes temos crenças bastante distorcidas sobre o que sentimos. São crenças como:

” A emoção é muito grande e não conseguirei lidar com ela”

” Se começar a chorar não conseguirei parar”

” Não vou conseguir lidar com minhas atividades me sentindo assim”

” Sentir(tristeza, ansiedade…) é ruim/errado, e eu não devia sentir isso”

Esses são apenas alguns exemplos, mas nossas crenças sobre os sentimentos podem se manifestar das mais variadas formas. Muitas vezes elas se desenvolvem no nosso convívio familiar, quando ouvimos que chorar é coisa de gente fraca ou que você não devia se sentir assim.

E para que as emoções servem afinal?

Elas são um termômetro poderoso acerca do que está acontecendo conosco e ao nosso redor. Elas nos ajudam a fazer uma avaliação rápida das situações e responder antes que tenhamos a chance de pensar sobre o assunto. Isso nos dá uma vantagem em situações que precisam de respostas imediatas, como um assalto.

Com tentativas de controle e evitação de emoções as pessoas começam a sentirem-se perdidas. Como muito frequentemente são as emoções que realizam avaliações subjetivas das situações cotidianas, sem senti-las não é possível identificar o que se gosta, não gosta, o que é assustador… E sem essas informações não sabemos para onde queremos ir e qual a melhor forma de chegar lá. Se fica perambulando em um limbo de racionalidade e ponderações que, na maioria das vezes, gera mais dúvidas que respostas.

O vídeo abaixo ajuda a entender melhor todos esses itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, como posso lhe ajudar?