Muitas vezes você pode tentar ser perfeito em varias áreas da sua vida. Geralmente o motivo disso é pra tentar ser mais aceito pelos outros, ou se sentir melhor com você mesmo. Mas deixa-me contar uma novidade: isso não funciona!
Tentar ser perfeito é uma estratégia de supercompensação para sentimentos de inferioridade em relação a várias características suas. Características como aparência física, inteligência, habilidade social, entre outras.
Como funciona a supercompensação nesses casos:
Algumas coisas na sua história podem ter feito com que você se sentisse inferior em relação a alguma característica sua. E como se sentir inferior é muito ruim, a estratégia de supercompensação te faz não olhar para esses sentimentos e simplesmente se comportar como o extremo oposto disso.
“Ah, mas eu não me sinto inferior…”
A estratégia faz com que você não entre em contato com esses sentimentos.
Tá, mas não é bom ser perfeito?
É muito bom nos esforçarmos para melhorar, mas tentar ser perfeito é algo extremamente prejudicial por vários motivos, os principais motivos são:
-
Faz com que você se sinta pressionado o tempo todo: você vai ter muita dificuldade em relaxar.
-
Qualquer falha faz com que você se sinta péssimo: a estratégia foi criada para que você não entre em contato com esses sentimentos de desvalia, mas como ninguém consegue ser perfeito o tempo todo, toda vez que você cometer um erro isso vai fazer com que todo esse sentimento venha de uma vez só e provavelmente você vai se sentir muito triste, ansioso, frustrado…
-
Você nunca vai estar satisfeito consigo mesmo: se somente ser perfeito fará você se sentir bem, resumidamente isso nunca acontecerá e você nunca vai se sentir bem. Por mais que você tenha sucesso, amigos, um relacionamento legal, isso ainda não vai ser sentido como perfeição e, portanto, não vai ser suficiente. Você vai precisar continuar dando mais e mais e mais, o que nunca vai ser suficiente.
E como você melhora isso?
Novamente, sem pílula mágica, mas com muito trabalho.
-
Comece reconhecendo suas qualidades;
-
Veja o que os outros gostam em você;
-
Perceba tudo que você consegue fazer;
-
Não fique somente em resultados finais grandiosos;
-
Valorize mesmo as pequenas coisas, como ler um capítulo de um livro ou conseguir conversar com uma pessoa diferente;
-
Quebre seus grandes objetivos em pequenas metas e se valorize sempre que alcançar alguma delas;
-
Se perdoe, você e humano e vai cometer erros!
Comece aos poucos, planeje como aplicar esses passos em uma atividade específica e depois vá generalizando o que aprendeu.
______________________________________________________________________________________
Referências : Young, J. E. (2008). Terapia do Esquema: Guia de técnicas cognitivo comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed.