O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) encontra-se no centro de uma discussão que vai desde “o TDAH não existe” até “o TDAH foi criado pela indústria farmacêutica para vender medicamentos”. A verdade é que o TDAH existe sim! Traz muito prejuízo para a vida de quem sofre desta condição, sendo que o preconceito e desconhecimento dificultam o diagnóstico e tratamento destes pacientes. Estudos mostram que crianças com diagnóstico de TDAH são mais propensas à acidentes e reprovação na escola e que os adolescentes são mais propensos à gravidez indesejada.
O adulto com TDAH tem mais chances de se envolver em acidentes automobilísticos quando comparados à pessoas que não apresentam o transtorno, bem como ao maior índice de desemprego.
O vídeo à seguir, traz um TED Talk do Professor Luis Rohde que aborda esse tema com detalhes e dados de pesquisas científicas de todo o mundo. Único brasileiro a ser convocado para participar da criação do DSM-5, o manual internacional de doenças mentais, Rohde também é chefe do PRODAH (Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Seu currículo conta com mais de 180 artigos e 50 participações em livros além de ser o presidente da World Federation of ADHD.