Moda, padrões de beleza e saúde mental. Como conciliar?

A pior exigência é aquela que é crônica. Ela existe desde sempre e progressivamente aumenta em intensidade, prende o indivíduo sem que este nem ao menos perceba.  

Quando citamos as exigências da sociedade como um todo é bastante comum que nem todos se identifiquem como sujeitos dessas exigências ou que se imaginem fora de sua abrangência. A novidade é que não há como fugir, mesmo que você não cumpra essas exigências elas servem como base de onde você parte para tentar fugir delas. Não sentir pressão social implica automaticamente identifica-las e escolher não atendê-las, ainda assim a pressão não se torna inexistente. Então atender as exigências sociais implica constante pressão, fugir delas também, já que é necessário estar fugindo o tempo todo. E como manter a saúde mental no meio disso?

Eu vou começar explicando fatores biológicos. Frente a uma ameaça qualquer animal tem três opções: lutar, fugir ou congelar. O ser humano também segue esse padrão, permitindo que estas reações sejam ativadas automaticamente em situações de aumento de pressão. Nesse tipo de ativação automática é comum a reação não ser precedida de grande ponderação a respeito, resumidamente o comportamento vai se dando de acordo com a situação sem você pensar a respeito do que está fazendo.

Há varias áreas do conhecimento que foram desenvolvidas justamente com a intenção de se utilizar dessas reações mais instintivas, a indústria da moda, a área de beleza desenvolvem constantemente suas habilidades e estratégias de marketing utilizando a psicologia como base. A industria da moda e beleza pensa mais ou menos da seguinte forma:

“Com o conhecimento de como o ser humano funciona como faremos o nosso produto ser utilizado?” 

“E com isso há a invenção dos padrões inatingíveis!”

Os padrões inatingíveis não somente surgem, são amplamente incentivados através dos meios de comunicação. Utilizam de necessidades básicas humanas como aceitação, vinculação e competência para sugerir o atendimento dessas necessidades condicionado ao cumprimento destes padrões.

“Se você for linda vai ser amada”

“Estar gordo é um fracasso”

Depois disso contam com a sociedade para disseminar tais ideias. O que é mais perverso nessa lógica é que através dela ninguém tem suas necessidades de conexão e competência atendidas, não são atendidas quando se atende às exigências nem quando se foge delas. A forma necessária de atender a essas necessidades é justamente mudando a lógica associada ao suprimento dessas necessidades psicológicas básicas.

Na prática…

  • Identifique inicialmente suas necessidades, vou utilizar algumas necessidades mais gerais como exemplo, mas tente identificar as suas especificamente.
  • Faça um plano de como supri-las utilizando todas as estratégias possíveis, sem negar os padrões nem utilizá-los exclusivamente.

Necessidade de Conexão…

  • Ela pode ser percebida como a vontade de pertencer a um grupo, estar próximo a outras pessoas
  • Todo ser humano tem necessidade de conexão, é através da formação de laços que nos desenvolvemos. Estar em sociedade foi uma das formas mais efetivas de garantir a sobrevivência de nossos antepassados, e nossa também.
  • Para suprir a necessidade de conexão é importante estar próximo de pessoas, ficar íntimo de pessoas mais próximas, se sentir acolhido e pertencendo

Segundo a indústria da beleza você conseguiria isso tendo boa aparência. Sério?

Dar um passo atrás e analisar essa necessidade pode revelar estratégias mais eficientes.

  1. Não ignore a necessidade dizendo que isso é coisa de gente carente. Necessidades psicológicas são como fome, você não tem a opção de não tê-las.
  2. Estar próximo de pessoas utilizando a sua aparência, dinheiro e outras características menos profundas gera uma conexão mais superficial. É necessário utilizar outras características pessoais para ter o efeito de conexão mais profunda, isso inclui se sentir confortável sendo quem você realmente é, com as características mais socialmente aceitáveis e também as menos. Exige necessariamente se vulnerabilizar e partilhar partes que costumam ser desconfortáveis de exibir.
  3. Faça isso no seu próprio ritmo, não é exigindo auto expressão instantânea que você conseguirá conexões significativas.
  4. Faça isso aos poucos para poder sentir confiança em quem está se conectando, só assim é possível se abrir verdadeiramente.
  5. Não há nada de errado em manter conexões rasas, elas são bastante úteis em muitas situações. Apenas adicione algumas conexões mais significativas também.

Utilize as exigências sociais de acordo com seus valores, não transforme elas nos valores em si.

Você pode cuidar da aparência como forma de se sentir bem consigo mesmo, ou cuidar da saúde. Entendendo isso como um valor maior que apenas peso ou aparência. Quando está relacionado a valores maiores que apenas um resultado as exigências se flexibilizam e não são tidas de forma absoluta.

Saúde

Saúde é um conceito muito além de ausência de doença. Segundo a “Organização  Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

  • Estar saudável pode significar cuidar da dieta e fazer exercícios. Porém também significa cuidar dos relacionamentos, do trabalho, da saúde mental…
  • Então o valor saúde precisará ser ancorado em mais itens além de estar lindo e perfeito, o que gera um equilíbrio na pressão exigida a cada item.
  • Fazer dieta e cuidar dos amigos significa poder incluir atividades sociais com uma pizza associada, já que o peso é tão importante quanto os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, como posso lhe ajudar?