Quer ser mais produtivo?

A nossa sociedade exige cada dia mais do indivíduo mais produtividade, mais resultados e mais conhecimento. E, mesmo sem perceber, isso vai aos poucos consumindo as horas do seu dia, até sobrar muito pouco tempo disponível para atividades pessoais. Isso anda tão enraizado, que às vezes nos orgulhamos em dizer que estamos no trabalho até muito depois do horário ou que estamos terminando um projeto em um domingo.

Embora esse funcionamento seja necessário em algumas circunstâncias, quando ele se torna rotina, alguns prejuízos costumam vir associados e um desses prejuízos é o da produtividade – mesmo que você não tenha percebido isso.

A pirâmide abaixo é conhecida como pirâmide de Maslow, criada pelo psicólogo Abraham Maslow. Ela indica uma hierarquia de necessidades do ser humano e cada item dessa hierarquia precisa estar razoavelmente saciado, para que possamos partir para o item superior. É baseado nessa pirâmide que eu gostaria de organizar minha reflexão sobre produtividade, já que produtividade é muito diferente de horas trabalhadas.

piramide

Conforme as necessidades básicas dessa pirâmide vão ficando pouco satisfeitas, sua produtividade cai intensamente. Então, em maratonas de trabalho sem pausas, tudo que você pode estar conseguindo é perder o seu tempo.

Organizando tudo isso:

  • Você precisa dormir apropriadamente: virar a noite para estudar ou passar muitos dias sem dormir direito para um projeto, só faz com que você não consiga render da forma que precisa. Já notou que você tem ótimas ideias enquanto está esperando dormir? É porque o relaxamento é necessário para que isso ocorra. Sem contar que o sono está na base da pirâmide e é uma necessidade básica. Obviamente o corpo não funciona bem sem o sono necessário e você fica com a atenção concentrada de uma pessoa bêbada.

  • Faça refeições regulares: novamente, base da pirâmide. Nosso corpo é preparado para focar em necessidades que, se não supridas, podem nos matar. Então, novamente, quando você está mal alimentado, seu foco vai para sua fome e não para o seu trabalho.

Com as duas necessidades acima supridas, você consegue passar por alguns dias de trabalho muito puxado. Mas quando esse prazo começa a se estender, outras necessidades vão ser consideradas fundamentais para que seu corpo e mente funcionem adequadamente e você consiga render como precisa.

  • Faça atividades prazerosas: se estiver com pouco tempo, opte por atividades que possam ser feitas rapidamente. Dê uma caminhada de 15 minutos ou vá tomar um café. Nesse caso, ficar no celular ajuda bem menos que essas outras atividades. Sempre que puder escolher, reduza o tempo no celular e aumente o tempo fazendo outras coisas relaxantes.

  • Atividade social: ver os amigos também ajuda muito para esvaziar sua mente e abrir espaço para voltar a se concentrar depois.

 

Resumindo tudo isso, em uma prova de vestibular ou concurso, parar por 5 minutos, comer algo e respirar pode fazer com que você aumente muito sua produtividade. Não são 5 minutos perdidos, eles são investidos e compensam muito no resultado final.

Em atividades que duram alguns dias, suprir as necessidades de sono, fome e um pouco de atividades prazerosas também ajudam no foco, liberam o seu cérebro para que ele não trave e você tenha um bloqueio criativo.

Todas essas atividades previnem o estresse elevado em situações de pressão por ter pouco tempo e muita atividade. Caso você não tenha percebido, estresse atrapalha muito a produtividade. Ao invés de você estar focado na atividade que está desempenhando, com o estresse você provavelmente estará focado em uma série de pensamentos automáticos sobre a atividade a seguir.

Pensar na atividade a seguir não faz com que você faça melhor a atividade que tem no momento e também não é a mesma coisa que fazer a próxima atividade. Relaxamento ajuda a focar no momento, quanto mais foco mais produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, como posso lhe ajudar?